sábado, 7 de junho de 2014

“We believe in ordinary acts of bravery, in the courage that drives one person to stand up for another.”

Olá! Sei que prometi este post para quarta, mas vou me explicar: quarta feira fui à pré estreia de "A Culpa é das Estrelas" (provavelmente farei um post sobre isso por essa semana), quinta feira tive aula o dia inteiro e como dormi mal na quarta fui obrigada a dormir cedo, sexta feira tive uma palestra a tarde com uma escritora no meu colégio (irei falar sobre ela e o livro dela também em outro post) e só hoje, mesmo tendo aula de manhã e a tarde consegui vir aqui postar. Me perdoem, mas sou uma vestibulanda e é isso ai.
Como eu já havia falado terminei Divergente final de semana passado, e só faltava terminar a resenha para postar aqui. Então aqui vai, falarei sobre o filme quando assisti-lo novamente, porque não tenho uma memória muito boa e faz um tempinho que assisti.



A narrativa se passa em Chicago no futuro onde a população se dividiu em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza, cada qual com um valor a ser defendido. Nossa narradora e protagonista Beatrice Prior, nascida na Abnegação (facção que defende o alturísmo), aos 16 anos se vê em um dilema: ou ela permanece na Abnegação com sua família ou troca de facção, decisão que todos os adolescentes de 16 anos devem tomar. Durante o Teste de Aptidão (como o nome já diz é um teste que determina para qual facção o jovem tem inclinação) Beatrice recebe resultados inconclusivos, descobrindo assim que é divergente (individuo que possui inclinação para mais de uma facção e é considerado um perigo para a forma como a sociedade é dividida). No dia da escolha, Beatrice deixa sua facção e se transfere para a Audácia, que defende a coragem. Em meio a uma tensão entre duas facções (Abnegação e Erudição) por poder, a transferência de Tris (como Beatrice passa a ser chamada quando "entra" na Audácia) e seu irmão Caleb se torna em argumentos para causar mais atrito e tornar a Abnegação centro de mais escândalos
Para adquirir força física e emocional e conseguir um lugar na nova facção, Tris passa por desafios, que caso falhar vira uma sem-facção (o que significa um nada). Testando e provando sua coragem e determinação, Tris desperta a atenção de Quatro, um instrutor dos sonhos destemido e enigmático, e percebe que os dois têm mais em comum do que ela pensava.


Spoilers

Nós descobrimos que Quatro era Tobias Eaton, filho de Marcus um dos lideres da Abnegação, e que realmente sofria de maus tratos por parte do pai. Que possui o apelido Quatro por ter tido apenas quatro medos durante sua paisagem do medo, o menor número de medos já registrado, o que causa inveja por parte de Eric, um líder corrupto da Audácia. 

Fim de Spoilers

Apesar de ter gostado bastante do livro e ficar intrigada demais para larga-lo, achei a narração de Tris muito enjoativa no inicio. Infelizmente. Curti muito os personagens e o enredo o geral. O final prendeu muito minha atenção, apenas me tranquei no quarto e li. Claro que o Quatro é um sonho, mas (podem me julgar) adorei o Peter, afinal esses livros não têm graça sem um gênio mal. Estou louca para ler Insurgente, provavelmente comprarei ainda esse mês, porque quando digo louca quero dizer muito louca. 
A partir de agora irei postar junto a música que eu ouvi lendo o livro e que acaba marcando, eu tenho isso para mais seis livros, que postarei no final deste post porque todos já possuem resenha. Acho que tem significado também nas letras, etc. A de Divergente foi: Going Under - Evanescence
Recomendo muito este livro, por ter ação e romance, um romance não muito meloso. E apresentar personagens bons que espero que tenham um bom desenvolvimento nos próximos livros e que eu me apaixonei. Haviam me falado que Divergente se assemelha à Jogos Vorazes, porém, as únicas semelhanças são talvez a forma de organização da sociedade, a heroína ser uma mulher (daleee) e ambos possuírem conflitos parecidos, revoltas contra os líderes. Não achei mais semelhanças.


Agora para finalizar este post, vou deixar as músicas e logo mais venho apresentar o livro "Cartas para Você" da fofa Duda Razzera e falar sobre o filme de The Fault in Our Stars.

O Projeto Rosie - Big Jet Plane, Angus and Julia Stone. (A letra não tem muita coisa a ver, mas eu ouvi lendo, então...)
Looking For Alaska - Ghost of You, My Chemical Romance. 
Paper Towns - That Girl, All Time Low.
The Fault in Our Stars - Words I Never Said, Lupe Fiasco feat. Skylar Grey.
As Vantagens de Ser Invisível - Asleep, The Smiths. (Fui um pouco influenciada, pois ele fala desta música no livro)
O Apanhador no Campo de Centeio - Disarm, Smashing Pumpkins. (Não tem resenha aqui, por isso não tem link, é meu livro preferido por tanto algum dia eu farei uma resenha sobre)

Então, é basicamente isso. Tenho várias resenhas de séries pendentes, algumas terminaram em março e até hoje nada. Espero que vocês tenham gostado. Beijão, desculpem a demora e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário