quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

"I privately say to you, old friend... please accept from me this unpretentious bouquet of early-blooming parentheses: (((())))."

Bom, eu terminei esse livro faz um tempinho, mas não fiz uma resenha logo de cara. O livro contém duas histórias, a primeira Carpinteiros, levantem bem alto a cumeeira e a segunda Seymour, uma apresentação. 




Só posso dizer uma coisa sobre Salinger, ele tinha o dom de criar personagens apaixonantes e diferentes. Quero muito encontrar os outros livros deste autor fantástico. Quem já leu algum livro dele sabe do que eu estou falando.

O livro começou com uma dedicatória muito adorável:



Em Carpinteiros Levantem Bem Alto a Cumeeira, temos um narrador chamado Buddy. E Buddy, um militar, vai nos contar uma história sobre seu irmão Seymour, que está para se casar. Como nenhum parente de Seymour poderá comparecer a cerimônia sua irmã Boo Boo o envia uma carta para que ele compareça. Buddy faz a viagem de Geórgia para Nova York, para o casamento. Após um período de espera, nada acontece. A marcha nupcial não toca e apenas um tumulto começa a se formar. A noiva é vista saindo do local do casório e então todos começam a ir embora. Buddy tenta pegar algum dos carros que saia, entretanto, só consegue pegar uma limusine acompanhado de nossos outros personagens, uma senhora carismática sra. Silsburn, a Dama de Honra, seu marido e um tio da noiva. A viagem é interrompida por um desfile que esta acontecendo, os cinco personagens ficam trancados no carro por horas. Ninguém sabe que Seymour é irmão de Buddy. A Dama de Honra tem muitos insultos e muitas opiniões sobre o irmão de nosso narrador, que nós descobrimos que não compareceu ao próprio casamento, deixando a pobre noiva triste e inconsolável.
Depois de passar horas no carro, a Dama de Honra tem a ideia de sair para alguma lanchonete, tomar alguma coisa, afinal o dia estava muito abafado e aproveitar para telefonar para avisar o motivo de seu atraso. A lanchonete mais próxima estava fechada. Buddy então decide oferecer para que eles fossem até o apartamento que dividiu com Seymour e agora era ocupado por Boo Boo sua irmã, que na verdade estava fora. Nesta altura da história, todos já têm o conhecimento de que Buddy é irmão de Seymour e que ambos faziam parte de um programa de rádio "Crianças Sabidas". 
Chegando ao apartamento, Buddy prepara drinques para os convidados e a Dama de Honra vai até o quarto ligar para a noiva. Após servir as bebidas, Buddy se tranca no banheiro e lê algumas páginas do diário do irmão. Nós conhecemos um pouco sobre este personagem que apesar de tão citado, não dá o ar de sua graça. No espelho do banheiro está escrito algo, na caligrafia de Boo Boo.
Enfim, após a ligação que a Dama de Honra faz, acontece algo, que só lendo o livro você saberá, não contarei. 

Seymour, uma apresentação.
Novamente temos o amado narrador, Buddy, que agora está com 40 anos. Aqui nós não vamos encontrar uma história, por isso não há muito o que resenhar, mas posso falar para vocês que vale a pena ler, porque é maravilhoso. Buddy nos apresenta a seu irmão, que como pretendo ler em Nove Estórias, não teve um final feliz. 


Bom, é isso, me perdoem por não ter feito uma resenha grande de Seymour, uma apresentação, mas é algo muito complicado fazer resenha de uma apresentação de um personagem. Enfim, espero que tenham gostado, me perdoem pela demora de postar. 
Beijos, e em breve tenho novidades maravilhosas para vocês. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário